Android

Há alguns meses eu meus amigos nos inscrevemos em um projeto da revista info.. “Arena Info “, bom.. e aos poucos fui procurado saber o que seria o Android,  falarei como foi o processo de desenvolvimento desse projeto depois, mas primeiramente irei abordar o que é o android e como é feita a sua instalação.

Quando iniciei nem sabia ao certo o que era o android, que linguagem ele utilizava em que ambiente ele rodava.Então segundo minhas pesquisas:

Android é um sistema operacional baseado em Linux, Ele foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, ele permite os desenvolvedores escreverem software em linguagem Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. (extraído de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Android)

  • Lançamento do SDK ,Software Development Kit(Kit de Desenvolvimento de Software).
  • As aplicações que são inscritas em Java são compiladas em bytescodes Dalvik e executadas usando a máquina Dalvik virtual machine(Virtual Dalvik). Requer pouca memória e foi projetada para permitir com que múltiplas instâncias da máquina virtual rodem ao mesmo tempo, deixando o SO livre de processos, gerenciamento de memória e threading, porém devido o bytecode  não ser JVM os arquivos são transformados em .class de uma classe compilada por um compilador java comum para a JVM por uma ferramanta “dx”, incluída no SDK Android.
  • Hoje o android também suporta alguns scripts como: LUA, PYTHON, BEANSHELL e em breve RUBY através da instalação da ferramenta “Android Scripting Environment (ASE)” (Ambiente Android de Script) ver artigo.

Bom.. vamos por a mão na massa… vamos aprender como se prepara o ambiente.. o ambiente q estarei usando será o eclipse.
Primeiramente devemos efetuar o download do ambiente de desenvolvimento SDK (Android SDK).

  1. Vá em propriedades do sistema, você o achará clicando no botão direito do mouse no meu computador,clique a aba avançado e adicione uma path com o caminho do sdk\tools. Exemplo: C:\Documents and Settings\Carina Brito\Desktop\Programação\android\android-sdk-windows-1.1_r1\tools. Após isso devemos instalar o ADT, Android
    • Development Tools, que é o plugin  eclipse para desenvolvimento de aplicativos para o Android.
  2. Para instalar o ADT abra o eclipse, o meu é o GALILEO.
    1. Selecione: Help>>Install new Software>>Add

    Coloque name: Android e location: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/plugin_androidcaso esteja com problemas com esse link utilize esse :http://dl-ssl.google.com/android/eclipse/ pressione Ok>>Finish>>Install All após isso renincie o eclipse.Após clicar em Android vá em Browse,no painel direito, e copie o capinho do SDK android sem o tools. Exemplo: C:\Documents and Settings\Carina Brito\Desktop\Programação\android\android-sdk-windows-1.1_r1\.plugin_android_sdk

    1. Ao reninciar o eclipse vá em: Window > Preferences… para abrir o painel Preferências. (Mac OSX: Eclipse > Preferences )
    2. Selecione Android que se encontra no painel esquerdo.
    1. Aperte  OK.
    2. Pronto… A instalação do plugin Android foi efetuada com sucesso 😄

É isso pessoal… No próximo post estarei mostrando um pouco da aplicação desenvlvida pelo meu grupo, mostarei como funciona o emulador também.😄

    • Diana
    • 9 novembro, 2009

    Ae Carina, parabéns pelo blog, muito bacana mesmo. Vou tentar instalar o tal do Androide (: Bjs :*

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: